Perspectiva dos integrantes do grupo



Perspectiva dos integrantes do grupo sobre a visita técnica

Bruno: "A visita técnica á cidade de Santos foi de grande importância, pois tivemos a oportunidade de conhecer o famoso Museu do Café (Pelé), no qual conta a história do café mesclada com a do Brasil, por o café ser um dos produtos mais exportados para diversos países. 
Após conhecermos o museu, seguimos para escuna, com intuito de conhecermos o grande porto de santos e suas características, assim como os principais tipos de cargas, que eram transportadas em seu respectivo navio, vimos como exemplo o navio Ro-Ro, quem tem como mercadoria qualquer tipo de carga sobre rodas, seja ela carros, máquinas e até caminhões. Assunto bem interessante que observamos na escuna, os terminais de carga das principais empresas localizadas á beira do canal, por exemplo Wilson Sons pioneira na navegação brasileira e a Citrosuco grande agroindústria da exportação de suco e bagaço de laranja. Contudo concluímos que ambas as visitas foram benéficas, agregando imenso conhecimento acadêmico, profissional e pessoal; com uma noção maior do modal marítimo e seus terminais, tendo em vista o modelo prático do comércio exterior, no maior modal."


Isabelle: "Adorei a experiência de ir à Santos e conhecer um pouco mais sobre a história de um produto muito importante para o Brasil, o café. Em relação ao Porto de Santos, eu já havia realizado um trabalho sobre o mesmo, porém não havia o visitado ainda, ou seja, sabia o teórico e não pessoalmente. Todas as minhas expectativas foram superadas, não imaginava a dimensão e toda a estrutura de cada empresa por trás das embarcações, o cuidado com os containers e a divisão dos terminais. Esse passeio foi muito importante para adquirirmos muito conhecimentos importantes para a área de comércio exterior." 


Lucas: "Eu não tinha muita noção de como funcionava o Porto e sua estrutura, tinha muita curiosidade de entender o funcionamento e conhecer os navios que transportam nossas mercadorias por aí, achei sensacional a oportunidade de ver tudo isso de perto e isso me motivou a buscar cada vez mais conhecimentos e me aprofundar nessa área de comércio exterior."

Martha: "A ida até Santos foi foi bem divertida, onde a galera já se animou desde ônibus contando as novidades e tendo jogos divertidos. O museu é lindo e muito atrativo, a melhor parte foi como ver as frases das pessoas sobre o que achavam do café nas paredes. O passeio de escuna foi engraçado e cheio de informações, como sobre os barcos que o máximo de cargas que eles devem suportar é até a linha vermelha, e o porque dos containers terem cores diferentes, esse passeio rendeu risadas, conhecimentos e uma fortalecida nas amizades, assim como fotos inéditas, e uma visão linda. 
Esse passeio foi uma oportunidade para saber mais sobre como funciona o porto, e como é a história do café no Brasil."

Rafael: "Bom, essa viagem até Santos não só atendeu o que eu esperava sobre a viagem, como eu fiquei surpreendido em vários aspectos. O lugar é muito maior do que parece em fotos e sites onde antes de viajar eu já tinha pesquisado, eu acho que a pessoa só tem uma real experiência do real tamanho do lugar apenas quando a de poder visitar o porto pois sério, a minha você olha para o porto pela primeira vez você fala “ é maior do que pensei”. Outro grande fator que eu gostei e também me surpreendi muito são sobre os maquinários grandes e chamando mais atenção os navios em volta de nós onde podemos tem uma grande ideia da sua imensidão, incontáveis containers com guindastes enormes sério adorei isso. Em resumo gostei muito da viagem, não só como me diverti como também adquiri muitos conhecimentos sobre o porto e Santos em si e espero um dia se possível visitar Santos de novo."



Comentários